A partir de 1 de março, os carros que forem chamados pelas marcas para um “recall” - ou seja, com defeito ou falha - e não forem à oficina vão chumbar automaticamente na inspeção.
A medida vai entrar em vigor daqui uma semana e meia por decisão do IMT e abrange milhares de condutores que ainda possam desconhecer a chamada à fábrica.
Ao Jornal de Negócios, Hélder Pedro, secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), explica que existem atualmente cerca de 87 mil veículos em Portugal com “recalls” por cumprir.
O que é um “recall”?
Em causa estão as notificações emitidas pelos fabricantes quando são detetadas falhas técnicas num determinado modelo, competindo aos condutores levarem o carro até à oficina.
Apesar de os avisos serem públicos e de os proprietários receberem cartas registadas, nem sempre a informação chega ao atual dono da viatura.
Qualquer viatura sinalizada que não cumpra o “recall” da marca será chumbada automaticamente na inspeção. A falha pode ser classificada como deficiência do tipo 2 (grave) ou tipo 3 (muito grave).
Fonte:SIC Notícias
