Tocando Agora: ...

Título módulo livre

Redes Sociais

Visitantes

Visitantes: 14.917.034
Usuários online: 0

Publicidade

Últimas músicas tocadas

Vídeos

Câmera

CAMERA OFFLINE

Chat

Várias regiões em França em alerta vermelho

Publicada em: 18/02/2026 19:53 -

Quatro departamentos de França encontram-se em alerta vermelho até quinta-feira devido ao mau tempo, numa altura em que o país se prepara para enfrentar os efeitos da depressão Pedro.

 

Charente-Maritime, Gironda, Lot-et-Garonne e Maine-et-Loire mantêm-se em alerta vermelho devido às cheias, pelo menos até quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o Vigicrues, serviço oficial de informação sobre risco de inundações em França. Nove departamentos estão também sob alerta laranja devido a inundações ou fortes chuvas com a chegada da tempestade Pedro, indicou ainda.

 

“Após uma breve acalmia da chuva na manhã de terça-feira, novas precipitações afetaram a Bretanha terça-feira à tarde, antes de uma nova perturbação, mais ativa, esta quarta-feira, e mais generalizada no oeste do país”, indicou o serviço meteorológico no seu boletim das 06h00.

 

“A precipitação total acumulada, durante todo o episódio metereológico, varia entre 30 e 50 milímetros(mm), podendo chegar a 60 mm em alguns pontos”, precisa o Vigicrues. “A cheia parece ser algo excepcional aqui”, constatou ainda o presidente de câmara de Saintes (Charente-Maritime), Bruno Drapron, à ​​AFP na terça-feira. “Neste momento, estamos a evacuar pessoas de quase cem casas”, acrescentou.

 

Os departamentos que estão sob alerta laranja de inundação são Charente, Finistère, Ille-et-Vilaine, Landes, Loire-Atlantique, Morbihan, Sarthe, Tarn-et-Garonne e Vendée.

 

“Níveis históricos” de água

“As inundações têm piorado lentamente, mas há vários dias”, alertou Brice Blondel, representante do departamento francês de Charente-Maritime, à Franceinfo, na terça-feira, numa altura em que o departamento foi colocado em alerta vermelho por cheias pela Météo-France. “A água deverá atingir 6,4 metros em Saintes”, níveis “históricos, dignos das cheias de 1982 ou de 1994”, detalhou ainda.

 

Novos picos de cheias são esperados, esta quarta-feira, “nas estações de Tonneins e Marmande, (onde) os níveis permanecerão elevados, mas inferiores aos máximos observados este fim de semana”. Na estação de La Réole, no rio Garonne, no departamento da Gironda, os níveis voltarão a subir, esta quarta-feira, devido à propagação da enchente, especificou o Vigicrues.

 

Alerta para inundações costeiras e “recorde de humidade nos solos”

Finistère e Morbihan também foram colocadas sob alerta de chuva forte e inundações das 10h00 à meia-noite de quarta-feira. Além disso, um alerta laranja para inundações costeiras estará em vigor das 3h00 às 9h da manhã de quinta-feira, abrangendo grande parte da costa atlântica, de Finistère a Landes.

 

“Os fortes ventos associados à tempestade Pedro contribuirão para a manutenção de ondas de oeste muito altas ao longo de toda a costa atlântica e no oeste do Canal da Mancha, e agravarão as condições do mar”, alerta a Météo-France.

 

A ministra da Transição Ecológica, Monique Barbut, sublinhou que a França enfrenta “um recorde de humidade nos solos, nunca registado desde 1959”, estabelecendo uma ligação com as alterações climáticas. Anunciou ainda que o governo francês irá apoiar as autarquias afetadas pelo mau tempo.

 

Fonte:Contacto 

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...