No sábado, 14 de junho de 2025, os agentes de duana de Poitiers (Viena) acertaram. Eles pararam um camião de carga bastante convencional, que transportava bobinas de cabos. Até aí, nada de anormal. No entanto, o condutor tinha escondido alguns sacos desportivos bastante peculiares entre os rolos.
Ao efectuar controlos de rotina na A10, os agentes da duana pararam um camião que transporta seis bobinas de cabo de grande calibre. O condutor, que deixava Portugal, devia viajar para a Suécia. Mas ao inspecionar o conteúdo do trailer, os oficiais da alfândega descobrem cinco sacos desportivos escondidos "entre os últimos rolos e o fundo do trailer, bem como entre duas fileiras de bobinas", dizem eles. É aí que eles colocam as mãos no que vai se tornar uma grande gargalhada.
As autoridades descobriram 99 pacotes de cocaína num peso total de 112,60 kg. Este valor vale milhões de euros no mercado da revenda de drogas ilícitas.
Esta técnica de fazer com que os narcóticos viajem numa carga de carga legal, chamada rip-off, é particularmente popular entre as organizações criminosas. Os cúmplices cuidam da recuperação dos narcóticos antes da entrega das mercadorias ao destinatário", explica a alfândega de Poitiers.
Uma apreensão, por terra, descrita como excecional. Geralmente, este tipo de apreensão é realizado principalmente por fluxos marítimos e aéreos.
O condutor residente na Lituânia foi condenado a quatro anos de prisão, cinco anos de proibição de entrar em França e uma multa aduaneira de 7.431.600 euros.
Fonte:ACTU.FR