A circulação na A24 foi encerrada, em ambos os sentidos, entre os nós de Valdigem e Lamego. A decisão foi anunciada pelo Gabinete de Comunicação do Município de Lamego após uma vistoria técnica aos taludes ter detetado a "iminência de uma derrocada de grandes dimensões".
Segundo a nota de esclarecimento da autarquia, o corte da via foi considerado "a única decisão possível", face à evidência de um risco "sério e iminente" de novos deslizamentos. O município alerta para a possibilidade de projeção de terras e pedras para as vias de circulação e até para a "eventual rutura da plataforma da A24".
"Perante este cenário, manter a via aberta seria irresponsável e colocaria em risco todos os utilizadores da estrada", justifica o comunicado, sublinhando que a prioridade é a segurança das pessoas.
Para a manhã deste domingo esteve agendada uma nova vistoria técnica ao local, a realizar por especialistas de geotecnia, visando a reavaliação das condições de segurança.
Entretanto, a concessionária Norscut já está a preparar a mobilização de meios para realizar uma "intervenção urgente" na autoestrada.
Serão sinalizados trajetos alternativos, os quais poderão ser ajustados consoante a evolução da situação. A circulação só será restabelecida "logo que existam condições".
O Município de Lamego reforça que a situação é "muito grave" e está a ser acompanhada permanentemente, pedindo a compreensão da população pelos transtornos causados.
Fonte:A Verdade
