Tocando Agora: ...

Título módulo livre

Redes Sociais

Visitantes

Visitantes: 13.406.976
Usuários online: 0

Publicidade

Últimas músicas tocadas

Vídeos

Câmera

CAMERA OFFLINE

Chat

Luxemburgo:O pequeno milagre dos sub-21 luxemburgueses. “O nosso autocarro capotou, arrastando-se 50 metros na estrada”

Publicada em: 05/09/2025 17:20 -

 

O pequeno milagre dos sub-21 luxemburgueses. “O nosso autocarro capotou, arrastando-se 50 metros na estrada” 

Presos durante quase duas horas num autocarro que capotou numa da região francesa Bretanha, os jogadores luxemburgueses viveram uma noite difícil. Eis alguns relatos em primeira mão.

 

Os 33 ocupantes foram retirados pela porta do condutor.

 

A noite de quinta-feira poderia ter sido um pesadelo para a seleção luxemburguesa de sub-21, dirigida pelo selecionador Mario Mutsch. Mas, segundo o relatório médico desta sexta-feira, os atletas tiveram apenas alguns cortes e contusões.

 

O autocarro que transportava a delegação de 32 luxemburgueses regressava de um treino na véspera do jogo no estádio Moustoir, em Lorient, numa viagem que deveria demorar uma hora, quando, a meio do percurso, o motorista colapsou. “O primeiro jogador que se apercebeu disso, ao ver o autocarro a desviar-se da faixa de rodagem, começou a gritar”, recorda Léon Hilger, dirigente da seleção.

 

O primeiro jogador a aperceber-se disso, quando viu o autocarro desviar-se da faixa de rodagem, começou a gritar.

 

O autocarro circulava na N24, uma estrada nacional com quatro faixas de rodagem, perto de Languidic, em Morbihan. “Circulávamos a uma velocidade normal, entre 80 e 90 km/h”, acrescenta Léo Hilger. O autocarro saiu da faixa de rodagem, embateu na vala e no talude do lado direito da estrada e deslizou durante vários metros, ficando encostado ao chão.

 

“Continuámos a derrapar durante cerca de 50 metros”, explica o chefe de delegação de 62 anos. Devido à velocidade do veículo, a dimensão do impacto e a vegetação existente na zona, “as janelas explodiram” e caíram vidros no habitáculo. Alguns dos ocupantes ficaram feridos, incluindo o treinador de guarda-redes Laurent Mond.

 

Mas o desfecho poderia ter sido muito pior, já que, “cerca de 50 metros mais à frente, havia um pilar de betão”, recorda Léo Hilger.

 

Quando o autocarro parou, era impossível os ocupantes saírem, pois o lado direito do veículo - onde se encontram as portas - ficou encostado ao talude. “Ficámos presos lá dentro, durante uma hora e meia ou talvez duas horas. Estava calor, os miúdos gritavam e estavam em choque. O nosso médico fez então o que era necessário para começar a tratar os feridos”, diz Léo Hilger.

 

De acordo com a imprensa francesa, o plano “Vítimas Numerosas” - ou NOVI, um plano de emergência quando há potencialmente muitas vítimas - foi acionado. Outros meios de comunicação informam que 29 carros de salvamento e cerca de 50 bombeiros foram mobilizados para o local.

 

Os bombeiros retiraram toda a gente pela porta do condutor, começando pelo próprio motorista, um homem de 53 anos, com “nove anos de experiência e um registo livre de acidentes. O seu último exame médico estava em ordem”, explica um comunicado de imprensa da empresa de transportes “Kerjan Bus et Car”, proprietária do veículo envolvido no acidente.

 

A empresa indica ainda que o motorista “foi submetido a um teste de álcool e drogas, cujo resultado foi negativo”. O último controlo técnico do veículo foi “efetuado a 23 de julho de 2025”, sem aparentes falhas mecânicas.

 

A delegação luxemburguesa foi inicialmente levada para um salão comunitário de Languidic, disponibilizado pelas autoridades locais, e transportada por um autocarro da polícia. “Ficámos ali entre 30 e 40 minutos. Foi o tempo de fazer o ponto da situação de cada um e de tentar digerir o que tínhamos acabado de passar. Foi muito chocante para toda a gente”, explica o técnico.

 

Foram registados oito feridos na noite de quinta-feira, sendo que os mais graves - dois jogadores e dois membros do staff - foram levados para o hospital Scorff, em Lorient. “Foram encaminhados devido a queimaduras e cortes que necessitaram de pontos. Saíram de lá por volta das duas da manhã com algumas ligaduras, antes de serem levados de táxi para o hotel”, acrescenta Léo Hilger.

 

Após uma noite curta, a delegação luxemburguesa procurou a forma mais rápida de regressar ao Luxemburgo esta sexta-feira de manhã. O regresso foi efetuado de TGV durante a tarde.

 

Quanto ao jogo entre a França e o Luxemburgo, que estava previsto para esta sexta-feira à noite em Lorient, foi adiado (de comum acordo entre as duas federações) para 3 de outubro, como anunciou a FLF na manhã de sexta-feira.

 

Fonte:Contacto 

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...