O presidente da Câmara Municipal de Melun, Kadir Mebarek, acaba de anunciar a adopção de um decreto que proíbe o trânsito de veículos pesados de mercadorias com mais de 3,5 toneladas pela cidade, excluindo os serviços locais. Esta medida entrará em vigor em 1 de novembro de 2025. Objectivo: aliviar os moradores do incómodo causado pelos camiões que apenas atravessam a cidade para chegarem às auto-estradas A6, A5 ou A104.
Esta decisão baseia-se num estudo de trânsito financiado pela prefeitura, pelo departamento e pela comunidade da aglomeração. Os resultados, divulgados na sexta-feira, 27 de junho, revelam que uma média de 3.305 veículos pesados de mercadorias são utilizados todos os dias no RD606, 43% dos quais apenas em trânsito. Isso representa um camião a cada 26 segundos em certos eixos, com impactos significativos em termos de poluição, ruído e segurança.
O presidente da Câmara acredita que esta proibição era esperada pelos habitantes e congratula-se com o apoio das associações locais. O prazo até novembro deverá permitir a adaptação das transportadoras, assegurando simultaneamente a penalização dos municípios vizinhos e das empresas locais.
Fonte:Evasion