Os preços dos combustíveis deverão descer no início da próxima semana, prevê o Automóvel Club de Portugal (ACP). Segundo as projeções divulgadas esta sexta-feira, o gasóleo pode cair cerca de sete cêntimos por litro e a gasolina simples 95 deverá seguir com uma descida aproximada de 3,5 cêntimos na segunda-feira.
Atualmente, segundo os últimos valores médios da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) no site Preços dos Combustíveis Online, o gasóleo simples está em 1,634 €/L e a gasolina simples 95 em 1,720 €/L. A DGEG apura estes preços médios diários com base nas comunicações dos postos, ponderadas pelas quantidades vendidas e incorporando descontos como cartões frota.
No plano fiscal, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, afirmou em Bruxelas que a Comissão Europeia "não impôs nenhuma data" para o fim do desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), defendendo que a reversão será "o mais gradual possível" para evitar aumentos súbitos de preços. O Governo já anunciou que começará a retirar gradualmente este benefício, criado em 2022/2023 no âmbito da crise energética, e não incluiu no Orçamento do Estado para 2026 uma data para a eliminação do desconto.
A recomendação da Comissão Europeia para reduzir estes apoios excepcionais motiva o ajustamento. O Conselho das Finanças Públicas estima que a eliminação do desconto do ISP e a atualização da taxa de carbono poderiam trazer uma receita adicional de 1.132 milhões de euros para o Estado.

