De Braga partiu esta manhã um camião carregado de donativos — desde roupa interior térmica e medicamentos a alimentos para bebés e 12 camas metálicas — que seguirá dentro de cinco a seis dias para a Administração Militar do Distrito de Cherkasy.
Partiu hoje de Braga um camião com ajuda humanitária destinada à Ucrânia, organizado pela associação UPE (Ucrânia - Portugal - Europa) — Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano. Entre os bens transportados estão roupa interior quente para militares, medicamentos, seringas, alimentos para bebés, redes anti-drones para proteger trincheiras e 12 camas de ferro para montagem de beliches em acampamentos improvisados.
A longa viagem ficará a cargo de dois motoristas ucranianos: um residente em Portugal há mais de 20 anos e um militar ucraniano que veio especialmente para esta missão. Segundo Abraão Veloso, presidente da UPE, o envio resulta de um pedido das autoridades ucranianas, que necessitavam de um meio de transporte seguro para abastecer a linha da frente com alimentos e materiais.
O camião foi doado por um particular e passou por intervenções mecânicas para se tornar apto a efetuar a deslocação até território ucraniano e permanecer operacional sempre que necessário. A chegada está prevista para dentro de cinco a seis dias, quando os donativos serão entregues à Administração Militar do Distrito de Cherkasy.

