A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta quarta-feira, 5 de novembro, que localizou três menores sinalizados como desaparecidos na Alemanha após intercetar, no concelho de Pombal, um veículo a circular com matrículas falsas. O condutor, um jovem de 18 anos, foi detido.
Segundo o Comando Territorial de Leiria, na ação realizada na segunda-feira, dia 4, para fiscalizar a viatura com sinais de irregularidade, foi verificado que, além do condutor, seguiam no automóvel dois menores: uma jovem de 15 anos e um rapaz de 13 anos, ambos residentes na Alemanha e dados como desaparecidos na Plataforma Schengen.
Durante as buscas ao veículo e a revista aos ocupantes, os militares apreenderam 360 doses de anfetaminas. O condutor não possuía carta de condução e é suspeito de furtos de veículos e de moedeiros em estabelecimentos comerciais no distrito de Leiria, referiu a GNR. Para além das drogas, foi apreendida a viatura e duas chaves que correspondem a automóveis furtados na última semana em Leiria e Pombal.
Fonte da GNR disse à agência Lusa que o condutor é português e irmão da adolescente de 15 anos; a jovem foi entregue a familiares que residem em Portugal. O outro menor encontrado no carro — um jovem alemão de 13 anos, sem relação familiar com os ocupantes — aguarda temporariamente numa instituição até se concluírem as diligências para o regresso ao país de origem. Ambos estavam desaparecidos há cerca de uma semana.
No decurso das investigações, as autoridades localizaram também em Castelo Branco três pessoas que costumavam andar com o grupo: dois jovens de 17 anos (um deles uma jovem sinalizada como desaparecida há cerca de duas semanas) e um homem de 39 anos. Os três, todos de nacionalidade alemã, aguardam igualmente em instituição a eventual repatriação. A GNR afirma que se investiga a possível ligação dos menores a furtos, motivados, admitem, por necessidade de subsistência.
O detido, suspeito de tráfico de estupefacientes, condução sem habilitação e furto de veículo, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial esta quarta-feira no Tribunal Judicial de Leiria. A operação contou com o reforço do Comando Territorial de Castelo Branco.

