GNR inicia operação de fiscalização a motociclistas contra condução agressiva
A Guarda Nacional Republicana (GNR) lança na próxima terça-feira a operação RoadPol - Safety Days, com foco especial nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor. A iniciativa decorre até 22 de setembro e combina ações de sensibilização e fiscalização destinadas a reduzir comportamentos associados à condução agressiva.
Em comunicado, a GNR explica que a operação pretende “fomentar a consciencialização e promoção de hábitos de condução mais seguros” e contribuir para a diminuição de acidentes provocados por comportamentos agressivos ao volante. Entre 1 de janeiro e 31 de agosto, a guarda registou 1.899 contraordenações relacionadas com a condução de motociclos, das quais 428 se prendem com a falta ou a utilização incorreta do capacete de proteção.
A corporação alerta que a condução agressiva, quando aliada a velocidade excessiva, falta de atenção e manobras irregulares, aumenta significativamente a probabilidade de ocorrência de acidentes. “Em média, diariamente, morrem 70 pessoas nas estradas europeias”, refere a nota da GNR.
A RoadPol, rede europeia das polícias de trânsito da qual a GNR é membro e representante nacional, tem como objetivo melhorar a segurança rodoviária e a aplicação da lei nas estradas. Segundo a GNR, as ações visam criar um ambiente rodoviário mais seguro através de intervenções simultâneas sobre as principais causas de acidente, procurando influenciar positivamente os condutores a adotarem comportamentos mais seguros.