Tocando Agora: ...

Título módulo livre

Redes Sociais

Visitantes

Visitantes: 13.174.912
Usuários online: 0

Publicidade

Últimas músicas tocadas

Vídeos

Câmera

CAMERA OFFLINE

Chat

Mais de 2.600 Operacionais e 23 Meios Aéreos Combatem Incêndios em Portugal

Publicada em: 01/08/2025 18:49 - Geral

 

 

Hoje, às 16:00, mais de 2.600 operacionais, apoiados por 827 veículos e 23 meios aéreos, estavam envolvidos no combate aos incêndios rurais em Portugal continental. As situações mais preocupantes registaram-se em Moimenta da Beira, Vila Verde e Ponte da Barca.

 

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, seis incêndios eram considerados significativos: três em curso em Moimenta da Beira, Vila Verde e Ponte da Barca, e outros três em fase de resolução em Arouca, Carregal do Sal e Penafiel.

 

Em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, combatem-se as chamas na freguesia de Paradinha e Nagosa desde as 13:43, com 118 operacionais, 18 veículos e três meios aéreos mobilizados. Em Vila Verde, no distrito de Braga, um incêndio em mato começou às 05:35 e está a ser combatido por 101 operacionais, 31 veículos e três meios aéreos. Por outro lado, no Lindoso, em Ponte da Barca (no Parque Natural Peneda-Gerês), o incêndio em curso mobiliza 677 operacionais, 223 veículos e 11 meios aéreos. Embora este fogo tenha sido considerado "estabilizado", 20 pessoas ficaram feridas ligeiramente.

 

A Proteção Civil destaca ainda os incêndios em Arouca, Carregal do Sal e Penafiel, com vários operacionais e meios terrestres e aéreos mobilizados.

 

O aumento dos incêndios tem afetado principalmente as regiões do Norte, Centro e Alentejo, obrigando à evacuação de aldeias. Apesar de várias ocorrências, não há registo de feridos graves ou habitações destruídas, mas a área florestal e agrícola foi severamente danificada.

 

O secretário de Estado Paulo Simões Ribeiro assegura que os meios de combate são adequados, ainda que insuficientes para cobrir todas as ocorrências simultaneamente. Vários distritos continuam em perigo máximo de incêndio, situação que deverá manter-se devido às elevadas temperaturas previstas.

 

Esta situação reforça a necessidade de vigilância constante e a pronta resposta das autoridades nos próximos dias.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...